Sex, 06 de dezembro de 2019, 12:31

Alunos da UFS são selecionados em programas de intercâmbio do governo francês
Estudantes são do curso de Letras Francês
Matheus  da Silva Santos vai participar agora em dezembro de curso de aprimoramento linguístico e pedagógico em Vichy. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Matheus da Silva Santos vai participar agora em dezembro de curso de aprimoramento linguístico e pedagógico em Vichy. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Dois alunos do curso de licenciatura em Letras Português Francês da UFS, Lucas Coelho Duarte e Matheus da Silva Santos, foram contemplados com bolsas em programas do governo francês para realizar atividades naquele país.

Lucas, que se formou em 2018.2, foi selecionado para participar do programa de Assistente de Língua Estrangeira na França ainda quando era aluno do curso. Ele iniciou o seu trabalho no início de outubro deste ano. O programa do qual ele participa propõe um contrato de sete meses no qual os estudantes brasileiros devem trabalhar como professores assistentes de português em escolas de ensino médio e/ou fundamental 2 da rede pública francesa.

Já Matheus participará agora em dezembro de curso de aprimoramento linguístico e pedagógico para futuros professores de francês, na cidade de Vichy, com bolsa integral da Embaixada da França.

“Será um grande desenvolvimento para mim, porque vou atravessar o oceano e entrarei em um território onde a cultura e a língua são diferentes. Então, acredito que serei uma pessoa que conseguirá enxergar aquilo que no começo do curso não enxergava. Vou agregar ao meu currículo, terei a oportunidade de ver novos métodos e também uma nova visão do ensino do francês tanto para os estrangeiros quanto para nós brasileiros”, conta Matheus.

Internacionalização

Para o professor Wellington Júnio Costa, coordenador do curso, uma experiência em um país estrangeiro, para um estudante do idioma do país, que pretende ser professor dessa língua, é, sem dúvida, uma oportunidade muito enriquecedora.

“Em um cenário difícil para as licenciaturas, especialmente as licenciaturas em línguas estrangeiras, a seleção de alunos do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS em programas oficiais de um governo estrangeiro revela a qualidade da formação que esses alunos têm recebido na nossa instituição, que ganha em visibilidade e em respeito nas suas relações com órgão oficiais internacionais”, explica o coordenador.

Ele ainda destaca que tais colaborações entre universidade e organismos estrangeiros é um dos caminhos de promoção da internacionalização universitária.

Para quem tem interesse em participar da chamada para assistentes de português na França, as inscrições estão abertas.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Sex, 06 de dezembro de 2019, 12:43